SUSTENTABILIDADE
é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Ações relacionadas
- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
- Ações que visem o incentivo à produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
Benefícios
- A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
-
Certificações e Processos
Certificação LEED
- A certificação de uma edificação de acordo com os parâmetros LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) pode reduzir seu consumo de energia e água em até 30% e os resíduos da construção em até 75%. (Fonte USGBC).
- Empreendimentos LEED ganham pontos por satisfazer critérios específicos de Construções Sustentáveis e, existem 100 pontos possíveis, além dos pontos por Inovação em Projeto ou Operação, mais os Regionais, divididos entre cinco categorias:
- Energia & Atmosfera
- Espaços Sustentáveis
- Materiais & Recursos
- Qualidade Ambiental Interna
- Uso Racional da Água
- Níveis de Qualificação
- Certified: 40-49 ponto
- Silver: 50-59 pontos
- Gold: 60-79 pontos
- Platinum: 80+ pontos
-
AQUA – Alta Qualidade Ambiental do Empreendimento
- Criado em 2007 e Desenvolvido pela Fundação Vanzolini e professores da Escola Politécnica da USP.
- Origem: Brasil (adaptado da metodologia francesa HQE – Haute Qualité Environnementale do órgão Certivéa com referencial técnico brasileiro).
- Tipos de Certificação: Edifícios Habitacionais; Escritórios e Edifícios Escolares; Renovação; Hospedagem, Lazer, Bem Estar, Eventos e Cultura; Bairros e Loteamentos.
- Critérios avaliados: São 14 os critérios divididos em 4 categorias que avaliam a gestão ambiental das obras e as especificidades técnicas e arquitetônicas e, são realizados três auditorias ao longo do projeto e da obra.
- Eco-construção: relação do edifício com o seu entorno, escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos e canteiro de obras com baixo impacto ambiental;
- Eco-gestão: gestão da energia, da água, dos resíduos de uso e operação do edifício e manutenção e permanência do desempenho ambiental;
- Conforto: conforto higrotérmico, acústico, visual e olfativo;
- Saúde: qualidade sanitária dos ambientes, do ar e da água. São realizados três auditorias ao longo do projeto e da obra.
- Benefícios: Qualidade de vida do usuário; Economia de água e energia; Disposição de resíduos e manutenção; Contribuição para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da região.
-
Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações
- Organização Desenvolvedora: Ministério de Minas e Energia e das Cidades e de Universidades e Centros de Pesquisa Criação: 2003.
- Origem: Brasil Veiculação da Norma: Guias Procel Edifica.
- A etiqueta é concedida em dois momentos: na fase de projeto e após a construção do edifício.
- Nos edifícios comerciais, de serviços e públicos são avaliados três sistemas: envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Dessa forma, a etiqueta pode ser concedida de forma parcial, desde que sempre contemple a avaliação da envoltória.
- Nos edifícios residenciais são avaliados: a envoltória e o sistema de aquecimento de água, além dos sistemas presentes nas áreas comuns dos edifícios multifamiliares, como iluminação, elevadores, bombas centrífugas etc.
- Tipos de Certificação: Para edifícios comerciais de serviços e públicos e residenciais.
- Benefícios: O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, promove o uso eficiente da energia elétrica, combatendo o desperdício e reduzindo os custos e os investimentos setoriais. Ele pode ser considerado mais como uma “etiquetagem” ou identificação do que um certificado, considerando que ele apenas classifica o desempenho de uma edificação. O objetivo é incentivar a elaboração de projetos que aproveitem ao máximo a capacidade de iluminação e ventilação natural das construções.
- Procel Edifica
-
SELO CASA AZUL CAIXA
- Organização Desenvolvedora: Caixa Econômica Federal.
- Criação no Brasil em 2008.
- Critérios avaliados: Qualidade Urbana, Projeto e Conforto, Eficiência Energética, Conservação de Recursos Materiais, Gestão da Água, Práticas Sociais.
- Benefícios: Redução do impacto ambiental e na vizinhança ao longo da construção, fortes ações sociais durante a após construção, redução de impactos urbanos das edificações, melhor qualidade de vida do usuário, redução geral do impacto ambiental na vida útil, menores custos de manutenção e infraestrutura
- Níveis de Qualificação
- OURO
- PRATA
- BRONZE
-
- Referência - Sustentaqui